REVESTIMENTOS CERÂMICOS
REAVALIA ESTRATÉGIAS

Equipes fortalecem integração e trabalho em conjunto, com base
na cultura corporativa da Duratex

Criada em agosto do ano passado, a Unidade de Negócio Revestimentos Cerâmicos enxerga a crise desencadeada pela COVID-19 como uma oportunidade de reestruturação, replanejamento e revisão de estratégias, nas áreas de produção, comercial, marketing e apoio administrativo. “Essa crise trouxe enormes impactos nas nossas vidas. Nossas rotinas foram alteradas e tivemos de nos reinventar. Mas temos certeza de que sairemos mais fortalecidos e mais unidos”, afirma o diretor da Unidade, Gilmar Menegon.

As restrições à circulação de pessoas e a consequente queda no movimento nas lojas de material de construção levaram a uma redução de cerca de 40% na produção (e de aproximadamente 30% no faturamento no mês de março e de cerca de 50% em abril). Assim, a fim de assegurar a segurança, a saúde o bem-estar dos colaboradores, foram paralisadas algumas atividades e tomadas medidas de prevenção, incluindo um menor contingente de profissionais nas unidades.

A partir de agora, a Unidade tem um plano definido de suas operações, qualificação do estoque e alavancagem das vendas, com base em um novo cenário de mercado que deve surgir com a flexibilização da quarentena. A produção deve voltar a crescer de acordo com a demanda e com uma pequena recuperação no mês de junho, e um possível crescimento no terceiro e no quarto trimestres.

Foi uma retomada gradual, com muita cautela e atenção aos clientes e, principalmente, à saúde das pessoas”, destaca Menegon, acrescentando que também terão sequência projetos anteriores à pandemia, como, por exemplo, as expansões das unidades de fabricação.

Parceria e Integração

Em meio ao cenário desafiador, as linhas de produção que continuaram operando foram definidas com base na carteira de pedidos, na demanda de venda e na otimização dos estoques de produtos acabados. “Priorizamos as atividades que possibilitariam a preservação do faturamento e o atendimento dos clientes, paralisando temporariamente algumas linhas, aproveitando para realizar manutenções e estruturando o quadro de colaboradores, por meio de férias e folgas, já pensando na retomada da demanda”, explica Rodrigo Pereira Guedin, diretor Industrial de Negócio Revestimentos Cerâmicos

Nas áreas de apoio, um número significativo de profissionais passou a trabalhar de forma remota, assegurando a continuidade de processos e projetos fundamentais. “Nossa atenção está voltada aos diversos públicos de relacionamento, incluindo fornecedores e clientes, que também estão enfrentando dificuldades para manter suas receitas”, comenta Guedin.

As equipes têm conseguido reforçar a integração e o trabalho conjunto. “Várias ações foram interrompidas, porém, deram oportunidades  para construir e implementar novos planos futuros, com ações consistentes e com um foco ainda maior na retomada do crescimento econômico. E isso reforça o nosso sentimento de dono e de que somos, sim, a melhor escolha, afirma Menegon. “Vemos equipes industriais, comerciais e administrativas das diversas unidades de negócio trabalhando juntas, trocando experiências e implementando ações em conjunto para fortalecer a empresa como um todo. Este é espírito que nos fará passar por este momento de maneira positiva e sustentável.”

Época de aprender

A Unidade de Revestimentos Cerâmicos também está atenta à oportunidade de levar mais conhecimento às pessoas. Apresentação no Instagram das marcas Ceusa e Portinari oferece conteúdo de qualidade aos clientes e especificadores e treinamentos virtuais para equipes internas e externas.