RETOMADA
SUSTENTÁVEL
DOS NOSSOS
NEGÓCIOS

Ações em várias frentes se
baseiam no que a Duratex tem
de melhor

Prioridade absoluta no momento, o combate ao coronavírus e aos efeitos econômicos da pandemia nos negócios tem como alicerce o Jeito de Ser e de Fazer e se expressa por meio de diferenciais que serão decisivos para determinar como sairemos dessa crise. Valorização das pessoas, parceria com clientes, responsabilidade social, transparência e solidez financeira são ingredientes da receita para vencer os desafios e assegurar o futuro da companhia.

Com base nesses princípios, gestores e equipes vêm trabalhando intensamente para acompanhar a evolução da COVID-19, monitorar os movimentos do mercado e colocar em prática os próximos passos nas

operações e em áreas como Comercial e Marketing. Somente assim, conseguimos dar continuidade à retomada das atividades e aos processos produtivos, observando sempre as necessidades e a segurança de colaboradores, clientes, fornecedores e consumidores.

Mesmo remotamente, seguindo a orientação de distanciamento social, estamos ao lado dos clientes, avaliando cenários, construindo caminhos alternativos e nos antecipando às tendências de setores críticos, como construção civil, comércio e indústria de móveis. Por meio de ações concretas, queremos nos manter como a melhor escolha para todos os públicos de relacionamento.

A coerência entre o que falamos e o que fazemos contribui decisivamente para construirmos uma relação de confiança com os clientes.”

Henrique Marcondes, VP da Unidade de Negócio Madeira

Precisamos trabalhar em parceria e com o envolvimento de todos para voltar a gerar os resultados esperados o mais rapidamente possível. Neste momento, cada detalhe faz diferença.”

Henrique Haddad, VP de Administração, Finanças e RI

RESULTADOS
POSITIVOS

Ainda em maio, os primeiros resultados desse esforço ficaram evidentes: nossas três Unidades de Negócio (Deca, Madeira e Revestimentos Cerâmicos) superaram as metas definidas para o mês, já levando em conta os impactos econômicos da COVID-19.

As decisões que vêm sendo tomadas pelas lideranças têm como objetivo a retomada sustentável dos negócios. Isso inclui, necessariamente, preservar a saúde e a solidez da Duratex, tanto financeira como operacional, cumprir as obrigações com os colaboradores e atuar com responsabilidade socioambiental.

Em relação aos negócios, além de fortalecer a parceria com os clientes, temos colocado em prática iniciativas para assegurar a eficiência dos processos, a otimização dos custos e a redução de despesas, incluindo negociações de prazos e volumes com fornecedores.

É importante lembrar que realizamos um trabalho significativo nos últimos anos voltado à gestão eficaz de caixa e à redução do endividamento, a fim de levar a empresa para uma situação financeira ainda mais segura. Assim, ao garantir a competitividade das atividades, a companhia dá um passo importante para se posicionar da melhor forma possível quando a fase mais aguda da pandemia tiver sido superada.

A responsabilidade com as pessoas, por sua vez, vai além da saúde e do bem-estar dos colaboradores. Também se reflete no compromisso com a sociedade e na atenção às comunidades onde estamos inseridos. Nesse sentido, destaca-se a doação de produtos de nosso portfólio a órgãos de saúde e hospitais voltados ao atendimento de pacientes com COVID-19.

A iniciativa, que inclui a oferta de insumos hospitalares e de higiene, faz parte do eixo de atuação “Ações para a Sociedade”, implementado como colaboração às comunidades onde a companhia opera e a regiões circunvizinhas das unidades.

Acreditamos na força das pessoas. Isso nos motiva a enfrentar a crise, minimizando os impactos, e a seguir com o propósito de oferecer Soluções para o Melhor Viver e a força do Jeito de Ser e de Fazer.”

Gilmar Menegon, diretor da Unidade de Negócio Revestimentos Cerâmicos

VISÃO DE LONGO PRAZO

Juntamente com a tarefa de minimizar o impacto da pandemia, a Duratex não perde de vista seus objetivos estratégicos e a visão de longo prazo, como empresa multinegócios. É preciso olhar para além da crise e não perder de vista nossas metas desafiadoras e oportunidades que tragam benefícios a todos: colaboradores, acionistas, clientes, fornecedores, parceiros e sociedade.

Nossa Agenda Estratégica é maior do que um ano de dificuldades. Podemos taticamente alterar o curto prazo, mas não nossos pilares estratégicos e nem perder de vista as entregas futuras, no médio e longo prazos.”

Marcelo Izzo, VP da Unidade de Negócio Deca

VOLTA AOS ESCRITÓRIOS

A Duratex iniciou a volta do trabalho presencial nos escritórios, acompanhando as determinações das autoridades estaduais e municipais e elaborando seus próprios protocolos de higiene e saúde para entrar com segurança nesta nova etapa de enfrentamento da COVID-19. Quem está atuando de forma remota, em casa, e não se enquadra no grupo de risco, deve ficar atento à orientação do seu gestor imediato, recebendo as diretrizes necessárias para um retorno seguro.

O contexto ajudou a evidenciar a importância estratégica da tecnologia para sairmos mais forte da crise.”

Daniel Franco, diretor de TI, Desenvolvimento dos Negócios e Inovação

Aprendizado inédito

A área de TI desempenhou um papel decisivo no enfrentamento da crise, principalmente ao viabilizar, em tempo recorde, o trabalho remoto de um grande número de profissionais.

Isso abriu caminho para um aprendizado significativo. Para além dos aspectos tecnológicos, o trabalho remoto teve grande aceitação, com ótimos níveis de produtividade, inclusive com a utilização crescente de ferramentas de colaboração e de compartilhamento de dados, disponíveis no Office 365. As lições também resultam do uso intensivo das tecnologias, com o surgimento de gargalos e sua rápida resolução.

A área de TI segue desenvolvendo projetos de longo prazo, a fim de tornar a empresa cada vez mais digital e modernizar atividades, como a interação das áreas de negócio com os clientes, sempre levando em conta o cenário gerado pela pandemia.