Covid – 19

COMO SEGUIR EM FRENTE
COM SEGURANÇA

Vale para seu cotidiano familiar e vale para o dia a dia na empresa. Os cuidados com a segurança e a saúde devem sempre vir em primeiro lugar. E, com equilíbrio, temos, sempre, de buscar a melhor forma para seguir com as atividades essenciais em meio à luta contra a COVID-19.
Na Duratex, adotamos os protocolos necessários e outras medidas de prevenção, presentes em nosso Guia de Retomada. Em casa, você também deve ter rotinas que ajudam a evitar a contaminação pelo coronavírus. Ao mesmo tempo, a partir de um sólido tripé de atuação, a companhia preservou a vitalidade dos negócios, tanto do ponto de vista operacional como financeiro, e conquistou ganhos relevantes de mercado e vem mantendo os colaboradores plenamente informados sobre o enfrentamento dos desafios que surgiram com pandemia.

SEGURANÇA E SAÚDE
DO COLABORADOR

Com base nos melhores protocolos disponíveis, buscamos reduzir riscos e assegurar o bem-estar de todos.

SAÚDE ECONÔMICA
E SOLIDEZ DA EMPRESA

O sucesso dos negócios é fundamental para preservarmos empregos e salários, atitude que vem junto com a responsabilidade de dar assistência às pessoas.

COMUNICAÇÃO
TRANSPARENTE

Em um período de incertezas, assumimos a tarefa de levar aos colaboradores e suas famílias orientações e informações efetivas e confiáveis.

Antonio Joaquim

ENFRENTAMENTO EQUILIBRADO DA PANDEMIA

Quando a pandemia da COVID-19 começou a produzir seus primeiros efeitos no Brasil, há pouco mais de um ano, o cenário era marcado pelo ineditismo e, consequentemente, pela incerteza. Foi neste contexto desafiador que dividimos nosso time em duas equipes:

  • Uma liderando os desafios que a pandemia tem nos imposto, ou seja, o Comitê de Crise que estabeleceu suas medidas iniciais, baseadas em três pilares que guiam nossa atuação até os dias de hoje: segurança e saúde do colaborador, saúde econômica e solidez da empresa, e comunicação transparente com os colaboradores;
  • E outra se dedicando aos projetos de futuro e de inovação, mantendo assim a nossa agenda de crescimento organizacional.

De lá para cá, conseguimos retomar as atividades produtivas, graças ao esforço coletivo de planejamento e organização e à compreensão geral sobre os cuidados preventivos a serem observados constantemente. Como consequência, quando houve a recuperação do mercado da construção civil, colhemos os frutos, alcançando resultados expressivos. Trilhamos o caminho do equilíbrio, para além de falsos dilemas entre saúde e economia, e hoje somos referência pela forma como enfrentamos a pandemia.

No início de 2021, o país foi atingido pela segunda onda de contaminação, ainda mais difícil do que a primeira. Porém, com o trabalho realizado em 2020 e os projetos de construção do futuro em andamento, estávamos mais preparados. Reforçamos as ações de proteção e conseguimos manter o bom desempenho dos meses anteriores.

Como destacamos em nossa recente campanha: “É preciso continuar”. Sabemos que não é fácil. Mas, na Duratex, ninguém está sozinho. A companhia está ao seu lado para, juntos, superarmos as adversidades em nome do bem maior que é a vida. #éprecisocontinuar

Gente

CUIDADOS COM A SAÚDE
MOBILIZAM COLABORADORES

Camila Caldarone, Escritório Central | Diretoria de Gente e ESG
Camila Caldarone, Escritório Central | Diretoria de Gente e ESG

O enfrentamento da pandemia, a fim de assegurar a segurança de todos, exige uma variedade de medidas que devem ser acompanhadas da mobilização coletiva em torno bem maior neste período, a vida.

Esse é o objetivo principal da campanha “É preciso continuar”, que já tomou conta de toda a empresa. A ação reforça a importância das medidas preventivas contra a COVID-19 e reconhece nossos “heróis internos”, que seguem firmes no propósito de vencer a doença, em casa e no trabalho

O slogan retrata bem o nosso foco. Mesmo quando bate o cansaço e a paciência parece ter se esgotado, é preciso seguir em frente, com atenção aos riscos e cuidando da saúde física e mental.

1

Em casa

Faça as refeições com calma, preferencialmente mantendo o mesmo horário. Consuma frutas, hortaliças.

2

Mexa-se

Sempre que possível, faça atividades físicas: 30 minutos por dia são suficientes. Você pode caminhar pelo seu bairro, pular corda, dançar e, se estiver em casa, acompanhar aulas on-line, por exemplo.

3

Respire

Se for realizar alguma atividade física fora de casa, opte por locais abertos, como caminhadas em parques públicos.

4

Hidrate-se

Lembrando que a sensação de sede já é um sinal de que seu organismo está precisando de água.

5

Descanse

Uma boa noite de sono é fundamental para preservar o bem-estar, reforçar a imunidade e ter energia para o dia.

6

Reuniões

Garanta que as reuniões sejam, de fato, necessárias, tenham sido marcadas com a antecedência adequada e partam de uma pauta clara e bem estruturada. Estes e outros cuidados são essenciais para que os encontros sejam cada vez mais produtivos.

7

Agenda

Respeite os limites e os horários. Reserve na sua agenda o horário do almoço e evite marcar reuniões seguidas.

8

Atitude

Durante as reuniões, algumas atitudes fazem toda a diferença. Por exemplo: quando alguém estiver falando, deixe o microfone no mudo, a fim de evitar a interferência do barulho do ambiente. E mais: não atropele a fala das pessoas. Se possível, utilize o recurso de ‘levantar a mão’ no Teams.

ACOMPANHAMENTO NA PALMA DA MÃO

Desde junho de 2020, a Duratex conta com o WebApp Cuidando Juntos. Trata-se de uma ferramenta interativa para acompanhar diariamente o estado de saúde dos colaboradores, inclusive identificando prontamente casos, ou potenciais casos, de COVID-19. Esse é um passo fundamental para que nossos profissionais de saúde realizem um atendimento personalizado. Agora, com a nova versão do aplicativo, você pode fazer a sua autoavaliação com até três cliques. E lembre-se: o WebApp deve ser preenchido todos os dias, mesmo se você estiver bem.

Silvonei Goulart, Unidade Revestimentos Cerâmicos
Silvonei Goulart, Unidade Revestimentos Cerâmicos

É só abrir o site Cuidando Juntos (cuidandojuntos.duratex.com.br) no navegador de seu celular ou computador.
Se preferir, acesse pelo QR Code.
Você também pode acessar o formulário de autoavaliação a partir do aplicativo Conectados. Em sua barra inferior, existe agora um botão que remete o usuário diretamente ao Cuidando Juntos.

A pandemia mexeu muito com a vida pessoal e profissional de todos, trazendo consequências também para o bem-estar emocional das pessoas. É natural precisar de ajuda para lidar com o distanciamento social e outras características desse período tão desafiador.
Em sintonia com a relevância crescente da saúde mental, a Duratex lançou em março a iniciativa “De Bem com a Mente”, um novo benefício do Programa Cuidar Juntos.
Trata-se de um acompanhamento periódico que visa promover a saúde mental dos colaboradores, por meio de ações preventivas, de identificação de problemas e de apoio e reabilitação. Os colaboradores podem participar de treinamentos e conversas. Momentos que fazem diferença para a qualidade de vida.

1

Relacionamentos

Mantenha contato com familiares e amigos. Mesmo respeitando o distanciamento social, realize encontros on-line, por exemplo.

2

Relaxe

Reserve um tempo para relaxar, ouvir música, ver um filme, enfim, algo que saia da rotina do trabalho ou dos cuidados com a casa.

3

Cuidado

Evite o excesso de bebidas alcoólicas.

4

Informação

Evite a exposição excessiva às notícias diárias e procure se informar apenas por meio de fontes confiáveis.

5

Autoconhecimento

Respeite seu estado emocional. Abafar e ignorar sentimentos não é saudável. E sempre que precisar, busque ajude.

CANAL OFERECE APOIO PERMANENTE

Para além das ações pontuais que a Duratex vem colocando em prática, a empresa oferece um canal permanente de ajuda especializada em três áreas essenciais: financeira, jurídica e psicológica. Por isso, sempre que precisar, entre em contato com Pronto Atendimento Pessoal (PAP). O serviço funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.

0800 772 3456
Sua ligação é gratuita e sigilosa

INFORMAÇÃO MAIS PERTO DE VOCÊ

A exemplo do que aconteceu em 2020, os primeiros meses deste ano foram intensos para a companhia em sua comunicação com os colaboradores.

Entre janeiro e junho, foram divulgados comunicados, matérias no App Conectados e elaborados outros materiais que levaram informações de qualidade aos colaboradores.

Com total transparência, o presidente Antonio Joaquim de Oliveira se comunicou diretamente com os colaboradores por meio de mensagens em vídeo e lives.

Só em 2021, foram realizados seis encontros (em formato de lives).

Negócios

SUPERAMOS A CRISE COM
CRESCIMENTO SUSTENTÁVEL

Depois de um 2020 com excelentes resultados, a Duratex registrou agora o melhor primeiro trimestre de sua história, com quase R$ 500 milhões em Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) e números positivos também em indicadores de vendas e produtividade em suas unidades de negócio.

Fatores externos ajudam a explicar este sucesso, em especial a recuperação do mercado da construção civil e mudanças no comportamento de muitos consumidores, que, diante da necessidade de permanência maior em casa, realizaram investimentos em melhorias dos espaços e ambientes.

Também foi muito importante a maneira como a empresa se preparou para este novo ciclo de crescimento, de forma sustentável, unindo, de forma bem-sucedida, a segurança dos colaboradores e a vitalidade dos negócios. Nessa jornada, alguns passos se destacaram:

Aumento da eficiência e redução de custos por meio do Sistema de Gestão Duratex (SGD).

Aceleração da transformação digital e atuação dos negócios e TI no atendimento aos clientes e aos consumidores.

Nossa cultura e os conceitos de ESG como diretriz de nossas escolhas e decisões organizacionais.

Fábricas produtivas, atuando na sua capacidade máxima e com qualidade.

Proximidade com os consumidores e parceria com os clientes desde os primeiros momentos da pandemia.

Agilidade de resposta diante do aquecimento da atividade econômica.

Excelência comercial, incluindo a busca de alternativas para manter as vendas.

Continuidade de investimentos com base na visão estratégica de longo prazo e no Propósito de oferecer Soluções para Melhor Viver.