Chegamos com
tudo

Unidade de Negócio Revestimentos Cerâmicos nasce com a força necessária para competir entre as empresas líderes do mercado

Com objetivo de ser a melhor empresa de revestimentos cerâmicos do Brasil, a Duratex está integrando as atividades da Ceusa e da recém-adquirida Cecrisa, com a conceituada marca Portinari, em uma nova Unidade de Negócio.

“Aproveitando ao máximo as sinergias entre as duas estruturas e a força das nossas marcas, temos condições de competir por uma fatia importante do segmento superior desse mercado tão pulverizado”, destaca o diretor Gilmar Menegon.

A Unidade de Negócio vai fabricar e comercializar produtos das marcas Ceusa e Portinari, a partir das suas unidades industriais: duas em Criciúma e duas em Urussanga, ambos municípios de Santa Catarina. Isso significa que, nas lojas, os consumidores terão duas opções com diferentes marcas, de altíssima qualidade, com o suporte de um mesmo time e ancoradas na trajetória de sucesso da Duratex.

PORTFÓLIO ABRANGENTE

Embora as marcas Ceusa e Portinari sejam voltadas ao segmento superior do mercado, elas apresentam personalidades distintas, que atendem grupos de preferências e comportamentos de consumo variados. Em conjunto, as duas conseguem uma diversificação e uma abrangência significativas, capazes de alavancar a participação de mercado da Duratex no setor.

De modo geral, a Portinari possui produtos minimalistas, apostando em coleções sofisticadas inspiradas na arte; a Ceusa, por sua vez, traz um portfólio maximalista, com coleções ousadas inspiradas no mundo da moda (veja ao lado). Assim, é decisivo fazer a gestão integrada do portfólio, aprofundando a identidade, reduzindo eventuais redundâncias e ampliando a diversidade de ofertas.

Atributos complementares

CEUSA
Alegria
Moda
Criatividade
Cor

PORTINARI
Emoção
Arte
Sofisticação
Elegância

Temos o desafio
de garantir que os
pontos de venda
transmitam aos
consumidores a
mensagem certa,
com as qualidades
e os diferenciais
das nossas marcas,
influenciando a
decisão de compra.”

Paulo César Benetton, diretor
Comercial da Unidade de
Negócio Revestimentos
Cerâmicos

Sem perder a
identidade de cada
marca, precisamos
tornar efetivas as
sinergias potenciais
entre elas. Esse é
um trabalho que
vem sendo feito com
cuidado e dedicação,
com a certeza de
que seremos bem-sucedidos.”

Gelcy Pizzolo Torquato, que
lidera a área de Marketing
da Unidade de Negócio
Revestimentos Cerâmicos

INTEGRAR PARA SER MAIS EFICIENTE

A integração entre os processos industriais da Ceusa e da Cecrisa tem como principal objetivo aproveitar sinergias, aumentando a eficiência, reduzindo custos e expandindo os diferenciais tecnológicos de cada unidade. A definição do que produzir em cada fábrica leva em consideração, acima de tudo, como obter e melhorar a performance, garantindo sempre o alto padrão de qualidade.

Há potencial de ganhos também em outras áreas, como suprimentos, por conta do aumento significativo dos volumes de matérias-primas compradas, por meio da padronização de materiais e serviços prestados. E, em 2020, a Unidade de Negócio passará pela unificação dos sistemas de TI, passo decisivo para que a integração seja consolidada.

Além disso, diferenciais técnicos muito importantes dos produtos Ceusa serão incorporados ao portfólio Portinari: monotom, monocalibre e junta seca.

raio-x

A qualidade sempre foi um valor central da Ceusa
e da Portinari e isso nos dá uma base comum que
facilita a comunicação e, portanto, a integração.”

Rodrigo Pereira Guedin, diretor Industrial da
Unidade de Negócio Revestimentos Cerâmicos

VOCÊ SABIA?

A fábrica II da Ceusa vêm passando por um processo de expansão com altíssimo nível de modernização tecnológica, que vai ampliar a capacidade produtiva de 6 milhões de m2 para 11 milhões de m2 ao ano até 2021. Entre as novidades, está o controle 100% digital das linhas de produção, com monitoramento de desvios para correção durante a própria fabricação, agilizando as decisões e reduzindo custos.

DNA MULTINEGÓCIOS

A Unidade de Negócio Revestimentos Cerâmicos representa a consolidação da Duratex como uma empresa multinegócios e, desse modo, capaz de materializar seu propósito de oferecer Soluções para Melhor Viver, com base em um portfólio crescentemente diversificado. A companhia é composta hoje por três negócios estabelecidos: louças, metais e chuveiros; painéis e pisos de madeira e florestal; e revestimentos cerâmicos. Também entraremos no mundo da produção de celulose solúvel. Relembre os momentos marcantes da trajetória da companhia: https://www.duratex.com.br/pt/quem-somos/historia